segunda-feira, 27 de julho de 2009

Os cosméticos e as suas origens


Os que são naturais e os que são ditos sintéticos ou obtidos por elaboração do homem (por meio de reacções químicas). Todavia com a evolução dos tempos e processos, esta classificação torna-se simplista, surgindo a necessidade da criação de um terceiro grupo, o dos "produtos naturais modificados", tais produtos, embora obtidos na natureza, sofrem processos de purificação para se obter propriedades mais relevantes ou actuantes.



As formulações dos cosméticos naturais, são elaboradas principalmente com óleos vegetais, como um dos ingredientes mais utilizados, tanto pela sua função emoliente, como pelo material grasso que, absorvido ao nível da camada córnea, vai conferir flexibilidade à epiderme e promover a reconstituição do manto hidrolipídico, restabelecendo as peles agredidas. Outras substâncias específicas (os insaponificáveis) também encontram grande aplicabilidade dentro dos cosméticos naturais, proveniente de características especiais devido aos elementos que as compõem (vitaminas e seus derivados, fitosteróis, entre outros).



Os extractos de plantas são as principais fontes de substâncias activas de aplicação, no campo cosmetológico e fitocosmético, dentro das propriedades destas substâncias pode-se citar emoliência, humectância, adstringência e efeitos descongestionantes, rubefacientes, cicatrizantes, antiflogísticos, queratoplásticos, e outros.



Do ponto de vista ecológico pode-se dizer que o cosmético natural é ecologicamente correcto, pode-se citar o exemplo do óleo de jojoba que segundo vários autores, está muito próximo do espermacete e o substitui com muita vantagem, sendo que a obtenção espermacete provinha da baleia o que quase causou a extinção das mesmas. Por concepção, beleza é também tudo o que a natureza encerra, e os produtos naturais e seus derivados são, em princípio, um dos principais responsáveis pela realização desse desejo, comum à grande maioria das pessoas.



Com os avanços apresentados nos últimos tempos dos processos técnicos e produtivos, também permitem imitar e criar novas substâncias mas, sem dúvida ainda não se atingiu a perfeição da natureza, na sua capacidade de acções e sinergia. Muitos são os relatos pela imprensa, especializada ou não, em que se evidenciam problemas relacionados com agressões devidas a produtos químicos e às suas impurezas (eczemas, alergias, intolerâncias e até mesmo de serem potenciais indutores de situações mais graves como cancerígenas). Para concluir podemos dizer que o produto cosmético é sempre complexo e terá, geralmente, um compromisso com o produto natural.



Portanto cosmético natural é aquele obtido de uma planta selvagem fresca, suco, ou simples extracto incorporado num excipiente de origem natural; a sua eficácia cosmetológica poderá ser superior. Cosmético natural modificado, é aquele obtido da natureza mas submetido a processos físico-químicos que modificam a sua estrutura inicial. Obtêm-se, desta forma, fórmulas mais agradáveis na sua aplicação. Cosmético sintético, tanto no que se refere ao excipiente como ao princípio específico, aquele cuja acção poderá ser favorável, embora com possibilidades de intolerância.

fonte: http://www.aroma-terra.pt/detalheArtigo.asp?idioma=PT&flash=1&idA=4

Sem comentários:

Enviar um comentário