terça-feira, 28 de julho de 2009

QUIROMASSAGEM - Massagem de Relaxamento

O império das mãos

Uma técnica de massagem muito aperfeiçoada que pode ajudá-lo a melhorar a sua linha e a controlar o stress, entre outras coisas, além de contribuir para a sua saúde e bem-estar geral.
Na década de quarenta, o Dr. Vicente Lino Ferrándiz Garcia estudou, na Suíça, uma inovadora técnica de massagem e introduziu-a em Espanha. Esta técnica foi denominada “quiromassagem”, do grego keiros, que significa “mão”, devido ao facto de as manipulações, numerosas e aperfeiçoadas, não serem realizadas exercendo força com o corpo do massagista, mas sim concentrando tudo nas suas mãos. Hoje em dia, os benefícios desta técnica são especialmente valorizados e necessários numa altura em que o stress, o sedentarismo e os desequilíbrios psico-físicos afectam grande parte da população.

A percepção única da mão

A quiromassagem não é nem mais nem menos que uma massagem manual na qual a mão adquire um grau muito elevado de destreza, convertendo-se num elemento insubstituível. Só a mão humana é capaz de perceber exactamente a pressão que exerce, adaptá-la à superfície que está a tratar, e modificá-la em função da percepção obtida. “Neste sentido” – afirma David Vilches, chefe de estudos na escola de quiromassagem MDF de Barcelona, dirigida pelos filhos de Vicente Lino Ferrándiz – “nenhuma máquina ou aparelho supera a mão. Nos últimos anos, têm aparecido uma série de aparelhos que podem servir como coadjuvantes à massagem. Dizemos coadjuvantes porque têm aplicações muito concretas, limitadas a algum tipo de massagem, e não podem, por si só, constituir a base de uma massagem bem realizada”.
A quiromassagem não deve ser considerada uma medicina alternativa, nem uma moda oriental, como poderia pensar-se devido à proliferação destas tendências nos últimos anos, mas sim uma técnica com indicações precisas e uma larga história que garante não se tratar apenas de mais uma moda. A quiromassagem, excepto quando há contra-indicações especificas, não é incompatível com nenhum tratamento da medicina moderna, sendo uma prática higiénica que favorece a boa forma física e o bem-estar individual.
Hoje em dia, estudos realizados recentemente nos Estados Unidos situam o exercício da quiromassagem como uma das profissões com mais futuro. Isto deve-se ao facto de esta técnica apresentar soluções para factores de índole diversa, característicos da sociedade actual, como por exemplo: o desejo de nos mantermos em forma, o crescente interesse na prática do desporto, o envelhecimento da população, a obesidade e a celulite devidas ao sedentarismo, às insónias e ao stress.
Stress, insónia, torcicolos...

Pelas suas propriedades relaxantes e estabilizadoras do sistema nervoso, esta técnica de massagem é um excelente tratamento para o stress, assim como para a insónia por ele provocada. Depois de uma sessão de quiromassagem o corpo fica relaxado, sem tensões, e mais predisposto a desfrutar de um sono profundo e reparador. Em casos mais específicos, como o torcicolo ou tensões crónicas em determinadas zonas do corpo, a quiromassagem actua diminuindo a contractura dos tecidos e aliviando as dores.

Efeitos especiais

Equilibra o sistema nervoso central (tem um efeito sedativo, diminuindo o cansaço físico e mental).
Reduz o stress e a tensão nervosa.
Estimula e reforça os músculos.
Melhora a circulação sanguínea e a libertação das células mortas e produtos excretados.
Favorece a oxigenação dos tecidos.
Melhora a qualidade do sono.
Pode aliviar lombalgias, ciáticas, dores reumáticas, etc, assim como os torcicolos e a tensão crónica do pescoço e dos ombros.

Sem comentários:

Enviar um comentário